Visita dos Amigos da Biblioteca da EBI à Biblioteca da ES de Miraflores

visita ab ebim esm 1 O ponto de encontro foi a Biblioteca da EBI, onde recolheram o Livro da Liberdade e um Sussurador e de onde partiram, acompanhados pela professora bibliotecária, Lídia Mendes, a assistente operacional da equipa da Biblioteca, Sofia Paiva, e a colaboradora Voluntária de Leitura, Isabel Madaleno.
 visita ab ebim esm 5

A visita constou de duas  etapas:

Conhecer o funcionamento da Biblioteca Escolar da ESM;

Sessão de sensibilização à robótica, dinamizada pelo docente Ricardo Pires.

visita ab ebim esm 08

A Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, Zelinda Baião, recebeu o pequeno grupo, a quem deu uma panorâmica geral do funcionamento desta biblioteca e do projeto de ampliação do espaço.

Seguidamente, guiou o grupo pelas várias áreas funcionais e esteve sempre atenta e disponível para esclarecer e responder às questões apresentadas pelos visitantes.

visita ab ebim esm 3

No final os Amigos da BE falaram sobre o Livro da Liberdade, aberto na EBI de Miraflores no Dia Mundial do Livro, no qual a professora Zelinda Baião fez questão de escrever, assinalando a visita à ESM.

visita ab ebim esm 2

Foram também transmitidas mensagens/segredos através do Sussurador, nomeadamente a um ex-aluno da EBI que frequenta atualmente a ESM.

A cada elemento foi oferecido um marcador de livros, o que muito os sensibilizou.

visita ab ebim esm 6

Passando à segunda parte do programa, os Amigos da BE da EBI de Miraflores, assitiram a uma sessão de sensibilização à Robótica que abrangeu os seguintes aspetos:

Motivação;

Introdução à Eletrónica;

Construção de um robot;

Programação de um robot.

visita ab ebim esm 7

Os alunos observaram uma estrutura robótica, que está a ser construída pelos formandos do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, sob a coordenação do docente Ricardo Pires, sendo sensibilizados para a temática da Eletrónica e tomando conhecimento do que existe no mercado, a nível internacional, no âmbito da programação robótica.