16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Os lanches, consumidos pelos alunos a meio da manhã na escola, são de grande importância e devem ter em consideração as necessidades alimentares, a idade das crianças e a sustentabilidade. A aposta no lanche deve ter em atenção:

· Alimentos simples, como pão, fruta, frutos secos, iogurte, leite ou queijo, de forma que possuam a combinação de proteína, hidratos de carbono rápidos/lentos, lípidos, vitaminas, minerais e fibras, para garantir um correto desenvolvimento físico e intelectual.

· Alimentos sustentáveis ao nível do aproveitamento integral do produto a consumir; da origem do mesmo (nacional em vez de estrangeiro); do tipo de embalagem utilizada e o mínimo de produtos processados.

dia_da_alimentação_2020_2.jpg

Este ano pedimos a colaboração de todos os Encarregados de Educação na preparação de lanches saudáveis e sustentáveis. Deixamos como sugestão o “Guia de Bolso de Lanches Escolares” e o “Guia para o Consumidor – Alimentar com Consciência”Guia para o Consumidor – Alimentar com Consciência” da Associação Portuguesa de Nutrição, bem como folhetos informativos ( Folheto e Poster) elaborados pela Unidade Cuidar + do ACES de Lisboa Ocidental e Oeiras.

Salienta-se ainda que os alunos do terceiro ciclo debateram em aula a constituição nutricional dos vários grupos de alimentos e regras de alimentação equilibrada ou visualizaram e discutiram a reportagem “Somos o que comemos” da SIC e uma apresentação em PowerPoint.