As Fadas Verdes

fadas verdes 1 Os frutos destes poemas levaram a um diálogo, entre Rosa Carvalho e os alunos, sobre tradições populares da época natalícia.
 fadas verdes 2

A tangerina, usada na China há milénos, foi depois levada para os outros continentes.

No Natal surgem as tradicionais lapinhas, muito em uso na Madeira e nos Açores, ou seja, um altar com o Menino Jesus no cimo, e degraus contendo raminhos e frutos da região, ente eles a laranja e a tangerina.

fadas verdes 5

Por sua vez, a pinha, toda fechada, guarda um segredo, que são os pinhões e, ao amadurecer, ri-se e deixa-os cair.

Quando caem na terra podem dar origem a outros pinheiros, daí o título da obra de Matilde Rosa Araújo, As fadas Verdes que está relacionado com a terra, o sol, a água e as árvores. Simboliza a união entre a família e é um sinal de esperança na harmonia entre os seres viventes.

Os alunos, sempre muito interessados, falaram da utilidade das pinhas no Natal, por exemplo para decoração e para aquecer os lares na lareira.

fadas verdes 4

A romã também se relaciona com a época natalícia, nomeadamente no pedido aos Reis Magos: "Saúde, dinheiro, paz e amor", no uso desta peça de fruta no Dia de Reis, na colocação de três bagos de romã dentro de uma carteira para ter dinheiro durante o ano que se inicia, e a coroa da romá guardada numa gaveta juntamente com uma moeda.

fadas verdes 6

Assim, o silêncio da floresta verdejante esconde seres de muitas cores, formas e feitiços, que nascem da Terra e se alimentam de Sol e Água - são as Fadas Verdes.

fadas verdes 7

Foi uma atividade muito participada e, para concluir a do dia 29, os alunos do 3.º B agradeceram a sessão com Rosa Carvalho cantando o poema O Girassol, de Margarida Fonseca Santos.

No final, cada aluno recebeu uma folha com o desenho dos três frutos para colorir na sala de aula.