Comemoração do Dia de Louis Braille

braille 1

Os alunos da turma G do 6.º ano foram sensibilizados para a importância da educação e da vivência dos cegos, através da vida e obra de Luís Braille.

Tiveram ainda oportunidade de contactar com as várias etapas que sofreu o sistema inventado por Braille e que permitiu aos cegos ler e escrever.

braille 4

A Dra. Hermínia Robalo esclareceu que o material utilizado para escrever Braille consistia no seguinte: uma pauta interponto, onde foi introduzida uma folha de papel; a respetiva régua de duas linhas, que vai descendo ao longo da folha; e uma punção para fazer os pontos.

braille 6

A professora de Português da turma e cada aluno receberam um folheto com os símbolos do Alfabeto Braille aplicados à grafia da língua portuguesa, do Centro Prof. Albuquerque e Castro - Edições Braille.

braille 3

No final, um grupo de alunos da turma interagiu com a dinamizadora, apresentando algumas questões que foram prontamente esclarecidas e observaram de perto as ferramentas utilizadas.

braille 5

A seu pedido, a Dra. Hermínia Robalo escreveu em Braille o nome da nossa escola, sessão com o 6.º G e a frase "Feliz Ano Novo".

Luís Braille nasceu a 4 de janeiro de 1809 e faleceu a 6 de janeiro de 1852, com apenas 43 anos.