Halloween no Agrupamento de Escolas de Miraflores

halloween filme Assim, os alunos do 1.º ciclo começaram por ver antecipadamente o filme Room on the broom, de Julia Donaldson. Seguidamente, conversaram com a respetiva professora sobre o tema do filme e depois resolveram fichas para exploração do vocabulário e fizeram o reconto da história.
halloween 3ano 2017 1 Após estas atividades de sensibilização, foi-lhes pedido que puxassem pela imaginação e apresentassem a concurso o seu chapéu e/ou vassoura de bruxa.
 halloween 4ano 2017 4

O entusiasmo foi enorme e a dificuldade esteve apenas na escolha das melhores obras.

halloween entrega premios 4ano

Após a votação dos alunos, professores e assistentes operacionais, foram encontrados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas.

halloween 3ano 2017 2

3.º ano

Vassouras

1.º lugar - Francisco Pereira, João Costa, Miguel Gomes e Pedro Gouveia (3.º B)

2.º lugar - Beatriz Noronha e Matilde Batista (3.º B)

3.º lugar - Paulo Fernandes (3.º A)

halloween 3ano 2017 3

Chapéus

1.º lugar - Inês Cascais (3.º A)

2.º lugar - Carolina Herdade (3.º C)

3.º lugar - Maria Francisca (3.º A)

Veja mais aqui.

halloween 4ano 2017 2

4.º ano

Vassouras

1.º lugar -  Rodrigo Carrega (4.º D)

2.º lugar - Matilde Páris  (4.º E)

3.º lugar -  Carlota  ( 4.º B)

halloween 4ano 2017 1

Chapéus

1.º lugar - Índia Leão (4.º D)

2.º lugar - Maria do Carmo (4.º A)

3.º lugar - Joana Santos (4.º D)

Veja mais aqui

halloween 5ano 2017 1

Para os alunos do 2.º ciclo foram preparados vários jogos tradicionais de Halloween:

"Pin the nose on the witch", "Pass the pumpkin", "Halloween candy toss game" e "Halloween mystery boxes". Podiam também montar um puzzle, fazer inúmeras fichas de vocabulário, jogar Bingo e um jogo de memória com motivos do Halloween,  e fazer uma pintura facial.

halloween 5ano 2017 3jpg

A atividade decorreu na Biblioteca, contou ainda com a colaboração das professoras Sofia Paiva, Teresa Pinto e Miguel Forjaz (para as pinturas faciais) e proporcionou momentos divertidos, educativos, de competição, de convívio e de boa disposição.

halloween 5ano 2017 2

Na sala de aula e respeitando o estipulado nas Metas Curriculares - "Comparar celebrações e datas festivas" - os professores explicaram aos alunos que o Halloween e o Pão por Deus (igualmente festejado na escola) têm origem na mesma tradição celta, mas evoluíram de forma diversa nos diferentes países europeus e, posteriormente, nos Estados Unidos da América.

Veja mais aqui.