Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

 

A contribuição das mulheres à ciência é vital. As cientistas descobriram medicamentos, assinaram invenções que mudaram o mundo e produziram pesquisas de longo alcance. 

Mas, em muitos casos, esses avanços ​​ são minimizados ou negligenciados. 

Por muito tempo, as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conhecidas como STEM, na sigla em inglês, foram marcadas por preconceitos de género que excluem mulheres e meninas. 

O acesso desigual à educação, tecnologias e posições de liderança afastou inúmeras mentes femininas das carreiras STEM e impediu o seu progresso. 

Mas apesar dos contratempos, algumas fronteiras do conhecimento científico começam a ser ultrapassadas para dar lugar à busca de soluções para desafios globais. 

Neste Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência participámos numa atividade que poderão assistir aqui:

https://youtu.be/bkVe2-taugk

ou

https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/video-como-sao-e-em-que-trabalham-as-mulheres-cientistas

Esta atividade foi realizada em conjunto com o “Ciência em três minutos”.

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaem3minutos 

O Ciência em 3 minutos é um projeto inovador que visa comunicar a ciência de forma clara, rigorosa e atual. Através da criação de vídeos curtos, são abordados temas de saúde pública relevantes, tornando a ciência acessível a todos. Os vídeos são criados por uma equipa multidisciplinar, formada por nove colaboradoras experientes nas áreas de investigação, comunicação de ciência, escrita científica e desenho gráfico. Presentes em quatro países diferentes, todas partilham o objetivo comum de combater a desinformação numa área tão essencial como a saúde.

Share