Teatro “Matematicomania”

 Karaoke.jpg

“Matematicomania” estreou no ano letivo de 2012-2013, e logo contribuiu positivamente para a forma de aprender matemática, batendo recordes de bilheteira. Após 6 anos continuamente em cena e depois de mais de 200.000 alunos assistirem a este espetáculo, impunha-se uma evolução da história do “Grande Mestre Ceia”. Todavia, para se conhecer o futuro, temos primeiro de conhecer o passado deste grande mágico que, enquanto criança, não era um grande aluno a matemática, como mais tarde se veio a verificar… 

 

A história começa com o pequeno Ceia, cujas notas a matemática não foram as melhores. Como consequência, foi para a aldeia passar as férias da Páscoa com o avô (grande matemático). 

Numa limpeza ao jardim da casa do avô, descobre um anel que, ao colocar no dedo, o transporta para várias realidades paralelas que necessitam de ajuda para a resolução de vários problemas matemáticos. Esse Anel mágico que o avô julgava perdido para sempre, ganha vida de duas em duas gerações… 

Esta ida ao Teatro surgiu no âmbito da disciplina de Matemática e, entre outros aspetos, pretendeu ser um complemento e um instrumento de motivação para a apetência e estudo da área disciplinar, promovendo o sucesso escolar através de aprendizagens em contextos significativos. Por outro lado, este tipo de atividade poderá despertar o gosto pela representação dramática, ao promover o contacto direto com os intervenientes na arte de representar, desenvolvendo o papel de espetador atento.  

A ida ao teatro decorreu no espaço escolar e dentro do horário letivo, no período da manhã. Os alunos aderiram à iniciativa com agrado e entusiasmo, tendo participado de forma bastante positiva. 

Participação_alunos_no_palco.JPG

Share