Exames Secundário 2.º fase - Reapreciações

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Integração de crianças ucranianas na Escola

PortugalForUkraine Letras

EDUCAÇÃO

 

  • Sou cidadão ucraniano e preciso de inscrever os meus filhos na escola, é possível fazê-lo de imediato?
    • Sim, têm acesso ao sistema de ensino público em condições idênticas às dos nacionais. O governo de Portugal tem uma política em que defende a inclusão de todas as crianças no sistema de ensino.
  • Sou cidadão ucraniano e pretendo frequentar o sistema de ensino português. O que devo fazer?
  • Grau escolar que tenho na Ucrânia, o que devo fazer?
    • Se tiver os diplomas/certificados de habilitações originais consigo deve:
    • Traduzir de forma certificada o documento para português.
    • Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua área de residência e apresentar o documento original e a tradução certificada para iniciar o processo de matrícula escolar.

Todos os cidadãos estrangeiros menores, com idades entre os 6 anos e os 18 anos, têm direito ao acesso à Educação. Neste sentido, as crianças e jovens provenientes da Ucrânia serão integrados no sistema de Educação, tão rápido quanto possível, tal como acontece com qualquer outra criança e jovem que chegue ao País no decurso do ano letivo

 

Os moldes desta integração estão a ser delineados a nível nacional, tendo em consideração os resultados das auscultações feitas a entidades que possam contribuir de forma significativa para um processo ágil e simplificado de acesso à Educação.

 

No sentido de agilizar a integração, no nosso sistema educativo, de crianças e jovens beneficiários ou requerentes de proteção internacional, que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, foram estabelecidas medidas extraordinárias ao nível da:

  • Concessão de equivalências de habilitações estrangeiras e/ou posicionamento e inserção num dado ano de escolaridade e oferta educativa, com simplificação de procedimentos;
  • Integração progressiva no currículo português e reforço da aprendizagem da língua portuguesa;
  • Constituição de equipas multidisciplinares, com a missão de propor e de desenvolver estratégias adequadas às situações concretas;
  • Ação Social Escolar.

As medidas podem ser consultadas na íntegra aqui:

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/oficio-circularmena_agosto2020.pdf. 

 

Foi igualmente equacionado um modelo de receção/integração (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_requerente_de_asilo_e_beneficiarios_de_protecao_internacional.pdf), que prevê:

  • Integração progressiva no sistema educativo português, com frequência, numa fase inicial, das disciplinas que a Escola considere adequadas;
  • Reforço da aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna e o seu desenvolvimento enquanto língua veicular de conhecimento para as outras disciplinas do currículo;
  • Apoio aos alunos por parte de equipas multidisciplinares da escola;
  • Apoio à integração de crianças no âmbito da Educação Pré-Escolar.

 

Para menores estrangeiros não acompanhados (MENA), que sejam acolhidos em centros de acolhimento, estão, ainda, definidas medidas a adotar fora do contexto escolar 

(https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_mena_agosto2020.pdf)

como sejam, a integração em ambiente escolar de forma progressiva, de acordo com o diagnóstico sociolinguístico e em moldes a articular com os estabelecimentos de ensino; a aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna (assegurada pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de referência); o acompanhamento por equipa multidisciplinar no centro de acolhimento, constituída por docentes/técnicos especializados, psicólogos, assistentes sociais, intérpretes, monitores; entre outras.

 

Importa ainda referir as alterações recentemente introduzidas, por Despacho (https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/2044-2022-179188085), no funcionamento do Português Língua Não Materna, que permitem flexibilizar as formas de ensino da língua, potenciando formas diferentes de integração.

 

Está ainda disponível um acervo documental na página eletrónica dedicada a esta matéria, no portal da Direção-Geral da Educação, em: http://dge.mec.pt/criancas-e-jovens-refugiados-medidas-educativas.

 

A operacionalização destas ações é acompanhada por um grupo de trabalho constituído por diversos organismos do Ministério da Educação e por outras entidades, como o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

 

Por último, cidadãos migrantes, com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente da situação face ao emprego, cuja língua materna não é a portuguesa, e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, podem frequentar Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA). Estes cursos constituem-se como uma resposta às necessidades da aprendizagem da língua portuguesa por cidadãos migrantes que se fixem em Portugal e visam contribuir para o seu acolhimento e inserção socioprofissional, bem como para a prevenção da sua discriminação em função da origem. Os interessados em integrar os Cursos PLA deverão contactar a respetiva Escola, os Centros Qualifica ou o Centro de Emprego e Formação Profissional da sua área de residência, no sentido de proceder à respetiva inscrição e obter informações sobre os requisitos, datas de início e horários já disponíveis.

Matrículas 2025/2026

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O pedido de matrícula é apresentado, no Portal das Matrículas, com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças

(https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/)

As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2025/2026 são as seguintes:

Ao abrigo do Despacho Normativo 2-B/2025, passa a ser obrigatória a escolha de cinco escolas, no ato de matrícula.

O pedido de renovação de matrícula pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior, só deve ser requerido no Portal de Matrículas quando haja lugar a:

  • transferência de estabelecimento,
  • transição de ciclo,
  • alteração de encarregado de educação
  • ou quando esteja dependente de opção curricular

Sendo que todas as restantes renovações operam automaticamente, nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, na sua redação atual. (Alínea 2, do Artigo 2.º, do Despacho n.º 3640-A/2025 de 21 de março).

Pré-escolar  Jardim de Infância Luisa Ducla Soares
- Escola Básica do Alto de Algés (designada no Portal de Matrículas por Escola Básica Professora Carmelinda Pereira)
do 1.º ao 3.º ano - Escola Básica do Alto de Algés (designada no Portal de Matrículas por Escola Básica Professora Carmelinda Pereira)
do 4.º ao 6.º ano - Escola Básica de Miraflores (designada no Portal de Matrículas por Escola Básica Professor Carlos Neto)
do 7.º ao 12.º ano - Escola Secundária de Miraflores (designada no Portal de Matrículas por Escola Secundária Professor Santana Castilho)

          ♦ Documentação no Ato da Matrícula 

          ♦ Verificação da Área de Influência das Escolas 

          ♦ Guias de Matrículas do Município de Oeiras

Não dispensa a consulta da legislação em vigor:

         ♦  Despacho n.º 3640-A/2025 de 21 de março

         ♦  Despacho Normativo n.º 2- B/2025 de 21 de março (Procede à quarta alteração ao Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, com a redação dada pelo Despacho Normativo n.º 13/2024, de 23 de agosto)

Nota: Em caso de duvidas deverá entrar em contato com os Serviços Administrativos do Agrupamento.

  • Telefone 214123540
  • E-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Pré-aviso de Greve – Trabalhadores da Administração Pública – 16 de maio

Informa-se toda a comunidade educativa que está prevista uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para o próximo dia 16 de maio de 2025.

Neste sentido, alertam-se os pais e encarregados de educação para eventuais constrangimentos no normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Miraflores.

Agradecemos a compreensão de todos.

A Diretora Alice Simões 

O Concurso Municipal de Leitura – Oeiras 2025

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O Concurso Municipal de Leitura, este ano na segunda edição, tem como objetivo promover a leitura e o livro, valorizando competências literárias e comunicativas dos alunos de todos os níveis de ensino do concelho.

Na fase escolar, estiveram envolvidos mais de 100 alunos do 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, num trabalho de articulação entre as Bibliotecas e a disciplina de Português. No passado sábado, dia 10 de maio, decorreu a fase final, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco.

Continuar...

Feira Solidária Anjos de Misericórdia

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Jornal Digital - Atividades e Projetos da Ed. Pré-Escolar 2º Período 24/25

Jornal_Pré_Escolar_24_25_2ºp.jpg No âmbito das diferentes atividades e projetos desenvolvido nos  grupos da Educação Pré Escolar que fazem parte deste Agrupamento foi elaborado o Jornal  do 2º período para divulgação junto da Comunidade Educativa. Veja aqui

Na Crista da Onda - 6 de maio Dia do Agrupamento

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