Exames Secundário 2.º fase - Reapreciações

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Integração de crianças ucranianas na Escola

PortugalForUkraine Letras

EDUCAÇÃO

 

  • Sou cidadão ucraniano e preciso de inscrever os meus filhos na escola, é possível fazê-lo de imediato?
    • Sim, têm acesso ao sistema de ensino público em condições idênticas às dos nacionais. O governo de Portugal tem uma política em que defende a inclusão de todas as crianças no sistema de ensino.
  • Sou cidadão ucraniano e pretendo frequentar o sistema de ensino português. O que devo fazer?
  • Grau escolar que tenho na Ucrânia, o que devo fazer?
    • Se tiver os diplomas/certificados de habilitações originais consigo deve:
    • Traduzir de forma certificada o documento para português.
    • Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua área de residência e apresentar o documento original e a tradução certificada para iniciar o processo de matrícula escolar.

Todos os cidadãos estrangeiros menores, com idades entre os 6 anos e os 18 anos, têm direito ao acesso à Educação. Neste sentido, as crianças e jovens provenientes da Ucrânia serão integrados no sistema de Educação, tão rápido quanto possível, tal como acontece com qualquer outra criança e jovem que chegue ao País no decurso do ano letivo

 

Os moldes desta integração estão a ser delineados a nível nacional, tendo em consideração os resultados das auscultações feitas a entidades que possam contribuir de forma significativa para um processo ágil e simplificado de acesso à Educação.

 

No sentido de agilizar a integração, no nosso sistema educativo, de crianças e jovens beneficiários ou requerentes de proteção internacional, que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, foram estabelecidas medidas extraordinárias ao nível da:

  • Concessão de equivalências de habilitações estrangeiras e/ou posicionamento e inserção num dado ano de escolaridade e oferta educativa, com simplificação de procedimentos;
  • Integração progressiva no currículo português e reforço da aprendizagem da língua portuguesa;
  • Constituição de equipas multidisciplinares, com a missão de propor e de desenvolver estratégias adequadas às situações concretas;
  • Ação Social Escolar.

As medidas podem ser consultadas na íntegra aqui:

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/oficio-circularmena_agosto2020.pdf. 

 

Foi igualmente equacionado um modelo de receção/integração (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_requerente_de_asilo_e_beneficiarios_de_protecao_internacional.pdf), que prevê:

  • Integração progressiva no sistema educativo português, com frequência, numa fase inicial, das disciplinas que a Escola considere adequadas;
  • Reforço da aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna e o seu desenvolvimento enquanto língua veicular de conhecimento para as outras disciplinas do currículo;
  • Apoio aos alunos por parte de equipas multidisciplinares da escola;
  • Apoio à integração de crianças no âmbito da Educação Pré-Escolar.

 

Para menores estrangeiros não acompanhados (MENA), que sejam acolhidos em centros de acolhimento, estão, ainda, definidas medidas a adotar fora do contexto escolar 

(https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Criancas_jovens_refugiados/guia_acolhimento_mena_agosto2020.pdf)

como sejam, a integração em ambiente escolar de forma progressiva, de acordo com o diagnóstico sociolinguístico e em moldes a articular com os estabelecimentos de ensino; a aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna (assegurada pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de referência); o acompanhamento por equipa multidisciplinar no centro de acolhimento, constituída por docentes/técnicos especializados, psicólogos, assistentes sociais, intérpretes, monitores; entre outras.

 

Importa ainda referir as alterações recentemente introduzidas, por Despacho (https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/2044-2022-179188085), no funcionamento do Português Língua Não Materna, que permitem flexibilizar as formas de ensino da língua, potenciando formas diferentes de integração.

 

Está ainda disponível um acervo documental na página eletrónica dedicada a esta matéria, no portal da Direção-Geral da Educação, em: http://dge.mec.pt/criancas-e-jovens-refugiados-medidas-educativas.

 

A operacionalização destas ações é acompanhada por um grupo de trabalho constituído por diversos organismos do Ministério da Educação e por outras entidades, como o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

 

Por último, cidadãos migrantes, com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente da situação face ao emprego, cuja língua materna não é a portuguesa, e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, podem frequentar Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA). Estes cursos constituem-se como uma resposta às necessidades da aprendizagem da língua portuguesa por cidadãos migrantes que se fixem em Portugal e visam contribuir para o seu acolhimento e inserção socioprofissional, bem como para a prevenção da sua discriminação em função da origem. Os interessados em integrar os Cursos PLA deverão contactar a respetiva Escola, os Centros Qualifica ou o Centro de Emprego e Formação Profissional da sua área de residência, no sentido de proceder à respetiva inscrição e obter informações sobre os requisitos, datas de início e horários já disponíveis.

Boas Festas e um feliz Ano Novo

O Agrupamento de Escolas de Miraflores irá estar encerrado nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, por motivo de tolerância de ponto.

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Torneio de Andebol 2024/2025 - Final do 1º Período

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Entre os dias 11 e 17 de dezembro realizou-se o torneio inter-turmas de Andebol da Escola Secundária de Miraflores. Um verdadeiro sucesso!

No total participaram 85 equipas, mais de 800 alunos, tendo-se realizado 116 jogos. 

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Corta-Mato do Agrupamento de Escolas de Miraflores 2024/2025

Corta_mato_24_25_Capa.jpg No dia 12 de dezembro, realizou-se o Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas de Miraflores, com a presença de mais de 900 alunos, do 4º ao 12º ano de escolaridade. Foi uma manhã desportiva fantástica, sendo de destacar o entusiasmo e a boa disposição dos participantes, que geraram um ambiente vibrante e inspirador. 

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Agradecimento pelo Sucesso do Corta-Mato Escolar 24_25

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A direção do Agrupamento de Escolas de Miraflores agradece a todos os que participaram e contribuíram para o sucesso do Corta-Mato Escolar. Apesar do frio, o calor humano foi notável, com mais de 1000 participantes a demonstrar espírito desportivo e camaradagem.

Queremos expressar o nosso sincero agradecimento aos docentes responsáveis pela organização impecável deste evento. A vossa dedicação e trabalho incansável tornaram esta iniciativa possível e memorável.

Um grande agradecimento também aos nossos alunos, cujo entusiasmo e participação ativa fizeram deste evento um verdadeiro sucesso. Não poderíamos deixar de reconhecer o apoio essencial da Associação de Pais, que esteve sempre presente e colaborou ativamente para que tudo corresse da melhor forma.

Foi um dia inesquecível que fortaleceu os laços da nossa comunidade escolar e promoveu valores como o desporto, a participação e o espírito de equipa.

Obrigado a todos pela participação e empenho! Continuemos a correr juntos para um futuro de sucessos!

Com os melhores cumprimentos,

Alice Simões

Diretora do Agrupamento de Escolas de Miraflores

Dia da Gentileza 13 de nov

Cartaz_da_gentileza_capa.jpg No dia 13 de novembro, celebrámos o “Dia da Gentileza” no Agrupamento de Escolas de Miraflores. Uma iniciativa que teve como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos pequenos gestos gentis que podem transformar uma vida.

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Dia Mundial da Bondade - 2024

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Hoje, no Dia Mundial da Bondade, convidamos todos a participar nesta celebração de pequenos gestos que fazem a diferença! A bondade está nas atitudes simples: um sorriso, uma palavra amiga, uma ajuda quando é preciso.

Acreditamos que a bondade é o que torna o nosso agrupamento mais acolhedor e forte. Vamos aproveitar este dia para, juntos, cultivar esta energia positiva e espalhar gentileza dentro e fora do agrupamento .

Com amizade,

Alice Simões

(Diretora do Agrupamento de Escolas de Miraflores)